A Anfavea divulgou nesta segunda (6) o balanço mensal do mercado automotivo no Brasil. As vendas como um todo cresceram 5,4% no bimestre em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o segmento de eletrificados (híbridos e elétricos) avançou expressivos 45% na mesma base de comparação. 

Falando do mercado automotivo geral, a entidade destaca que o desempenho do primeiro bimestre foi "limitado pelas condições de crédito e oferta de suprimentos", o que "reforça a necessidade de promover o reaquecimento do mercado e as cadeias locais de produção"

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2022 (Teste)

Por outro lado, o segmento de modelos eletrificados vai bem e continua avançando a passos largos, impulsionado pela crescente oferta de modelos e maior procura por veículos elétricos e híbridos. 

Em fevereiro foram emplacados 4.300 eletrificados, uma redução de 4,4% na comparação com janeiro, mas um crescimento de 23,7% em relação ao mesmo mês de 2022, quando foram vendidas 3.500 unidades de modelos elétricos e híbridos

Volvo XC40 P6-9

A estimativa aponta para um crescimento de 40% nos emplacamentos desse segmento em relação ao ano passado - esta é a primeira vez que a Anfavea divulga uma estimativa de vendas para os eletrificados.  

Traduzindo em números, no ano passado foram emplacados 49.300 automóveis e comerciais leves eletrificados no país, que pode subir para 70.500 unidades no fechamento de 2023, de acordo com a previsão da entidade. 

emplacamentos eletrificados fevereiro brasil anfavea

Mas o destaque de fevereiro é mesmo a participação dos eletrificados no mercado automotivo, que atingiu 3,6%, o melhor resultado histórico. Para comparação, 2022 fechou com 2,5% de market share, contra 1,7% em 2021. Números que mostram uma rápida expansão dos modelos elétricos e híbridos.

Fonte: Anfavea